sábado, 13 de maio de 2017

Aracaju Biblioteca Livre estimula a leitura...





Publicado originalmente no site VIP Comunica Conecta, em 24 de abril de 2017

Aracaju Biblioteca Livre estimula a leitura e o desapego
Por José Rivaldo Soares (equipe VIP).


Fomentar e estimular a leitura. Esse é o objetivo do projeto Aracaju Biblioteca Livre, idealizado pela psicóloga Ivna Ariane.  O projeto funciona de modo simples: os interessados podem doar livros ao projeto ou trocar os livros que têm por livros do acervo da iniciativa. Por enquanto, a Aracaju Biblioteca Livre funciona na recepção do consultório de Ivna, no Centro Médico Jardins, sala 1106.

A ideia surgiu a partir de uma questão pessoal bem prática: como sempre gostou de ler, Ivna acabou acumulando muitos livros ao longo da vida. “Comecei a perceber que cada vez eu tinha menos espaço para organizar novos livros. Outra questão, sempre presente, era uma forte inquietação diante do desperdício de ler algo e deixar aquele material incrível ali, parado, sem dar a possibilidade de outras pessoas lerem. Dificilmente, lemos um livro mais de uma vez, exceto os técnicos. Por mais que emprestasse a pessoas próximas, eles voltavam e ficavam na estante, inertes, envelhecendo”, relata.

Ano passado, Ivna separou alguns livros pessoais e colocou na sala de espera do seu consultório e deixou um bilhetinho ao lado explicando que aqueles livros poderiam ser levados se fosse deixado outro no lugar. “Tudo funcionava de maneira bem experimental. Vi que os pacientes adoraram a ideia. Em pouco tempo, já havia trocado vários livros. Inclusive, pude, com as trocas, adquirir livros que não tinha lido e que estavam na minha lista de prioridades para leitura”, explica.

Diante dos benefícios observados, Ivna Ariane pensou em ampliar a ideia, divulgando mais extensivamente tanto nas redes sociais – instagram e whatsapp -, como fazendo parcerias com pessoas que tivessem o interesse em multiplicar o projeto que estimula a leitura e o desepego.

“A ideia é desapegar dos livros usados, já lidos, ou até mesmo de livros que ganhamos e que, por falta de interesse no tema, deixamos de lado, e trocar por outros. Multiplicar a leitura sem multiplicar os livros ao redor. Pensar leve, pensar sustentável. No projeto da Aracaju Biblioteca Livre também aceitamos doações com o objetivo de aumentar o acervo”, explica a idealizadora do projeto.

Ivna relembra que o seu interesse pela leitura começou bem cedo, ainda criança. Com o passar do tempo, esse interesse só aumentou. “Na graduação, as questões relacionadas à Educação sempre despertavam minha atenção e curiosidade e, após a formação, tentei aprofundar meu conhecimento nos assuntos relacionados ao tema”, relata.

Na sua atividade profissional, na sua experiência em sala de aula e no consultório, Ivna percebe a diferença entre indivíduos leitores e não leitores. “Como desenvolver indivíduos livres e conscientes sem o ato de ler? Precisava encontrar uma forma de estar mais ativa nesse processo. Este ano, a ideia aflorou e lentamente está se expandindo. Espero conseguir mostrar a crianças, adolescentes, adultos e idosos a importância da leitura, bem como resgatar esse prazer nos indivíduos que, durante a jornada da vida, se distanciaram do ato de ler. Ações práticas são fundamentais na concretização deste projeto”, comenta.

Como participar

O projeto funciona na sala de espera do consultório de Psicologia de Ivna, localizado no Centro Médico Jardins, sala 1106. “O espaço ainda está improvisado, mas tudo está sendo organizado para melhor atender a todos que desejem doar e trocar seus livros já lidos por novas leituras. Basta trazer um ou mais livros e escolher outro pelo qual tenha interesse em ler. Só não são aceitamos, por enquanto, livros técnicos e escolares”, explica.

Ivna destaca que a pretensão futura é expandir esse projeto de incentivo à leitura a vários espaços. “Promover eventos relacionados ao tema e trabalhar sempre aliando a importância da leitura a uma consciência sustentável. Vale ressaltar que, em qualquer lugar, podemos incentivar a leitura e o custo disto pode ser bem pequeno, se tivermos como base a sustentabilidade”.

Os interessados no projeto, devem ir ao Centro Médico Jardins, sala 1106 e levar um ou mais livros e escolher outro (s) pelos qual (is) tenha interesse em ler. O Centro Médico Jardins está localizado na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131, bairro Jardins, prédio vizinho ao Hospital Primavera. Para palestras, eventos e parcerias entrar em contato pelo instagram: @aracajubibliotecalivre, pelo telefone (79) 99956-6754 ou pelo email ivnariane@hotmail.com.

Texto e imagens reproduzidos do site: comunicacaovip.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário