segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A Importância da Leitura


A Importância da Leitura.

Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana, de forma que proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos. Do latim, a palavra “leitura” (lectura), significa eleição, escolha.

Dessa maneira, quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro que nos permitem desenvolver o raciocínio, além de aguçar o senso crítico por meio da capacidade de interpretação.
Nesse sentido, vale lembrar que a “interpretação” dos textos é uma das chaves essenciais da leitura; afinal, não basta ler ou decodificar os códigos linguísticos, faz-se necessário compreender e interpretar essa leitura.

Com a invenção da Imprensa (Tipografia), em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutemberg (1398-1468) o ato de ler (anteriormente divulgado por manuscritos), expandiu-se rapidamente e, junto à isso, proporcionou maior a difusão e produção de conhecimentos no mundo.

Com a globalização e aceleração das transformações comunicacionais e digitais da modernidade (televisores, computadores, celulares, etc) o ato da leitura foi cada vez mais adquirindo um lugar secundário, todavia, tal seja a importância da leitura no mundo, a expansão tecnológica proporcionou outras formas de leitura, transpostas, por exemplo, nos famosos e-books.

Leitura no Brasil

Estudos apontam que no Brasil, a média de leitura dos brasileiros é de 1 livro por ano, o que nos deixa numa das posições baixas em relação a outros países da América Latina, por exemplo, a Argentina, em que atinge a média anual de 12 livros por habitante.

Essa realidade torna-se mais clarificada quando pensamos no problema do “analfabetismo funcional”, ou seja, o conhecimento do código linguístico unida à limitada capacidade de interpretar os textos, o que tornou-se um dos principais problemas da educação no país, visto as estatísticas que assustam.

Destarte, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (censo 2010), cerca de 20% da população brasileira é considerada analfabeta funcional, do qual se destaca a região nordeste, com aproximadamente 30% da população.

Esse problema estrutural deve-se a precariedade do ensino público do país e a falta de incentivos que apoiem o hábito e a importância da leitura nas escolas. Segundo a ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda: “Um país rico é um país de leitores”.

Benefícios da Leitura

Para o escritor brasileiro Monteiro Lobato, "Um país se faz com homens e livros". A partir disso, muitos são os benefícios que trazem o ato de ler, a saber: desenvolvimento da imaginação, criatividade, comunicação, vocabulário, conhecimento em geral e do senso crítico.

Além disso, o ato de ler exercita o cérebro facilitando a interpretação de textos o que leva à maior a competência (habilidade) na escrita, posto que o indivíduo, ao ler, adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress, ao estimular reflexões.

Frases Sobre a Leitura

“O estudo foi para mim o remédio soberano contra os desgostos da vida, não havendo nenhum desgosto de que uma hora de leitura me não tenha consolado.” (Montesquieu)

“A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.” (Albert Einstein)

“Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve.” (Jorge Luis Borges)

“Quem não lê, não quer saber; quem não quer saber, quer errar.” (Padre Antônio Vieira)

“A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhuma tela e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional.” (Umberto Eco)

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” (Bill Gates)

Texto reproduzidos do site: todamateria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário