domingo, 24 de março de 2024

Fundador da Livraria Cultura, morre aos 83 anos

Legenda da foto: Pedro Herz, fundador da Livraria Cultura, em foto de 2017 | Crédito da foto: © Editora Planeta

Publicação compartilhada do site PUBLISHNEWS, de 19 de março de 2024

Pedro Herz, fundador da Livraria Cultura, morre aos 83 anos

Por Guilherme Sobota

 Velório será no Cemitério Israelita do Butantã na quarta-feira (20), às 10h

O livreiro e fundador da Livraria Cultura, Pedro Herz, morreu nesta terça-feira (19), aos 83 anos, em São Paulo, após um ataque cardíaco. O velório será no Cemitério Israelita do Butantã na quarta-feira (20), às 10h.

A morte foi anunciada por uma nota da Livraria Cultura nesta terça. "Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além", diz o texto. "Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou".

Pedro Herz nasceu em São Paulo em 1940, se formou em administração e viajou pela Europa, e viu a mãe, Eva Herz, se iniciar no mundo dos livros com uma Biblioteca Circulante, serviço de circulação de livros criado ainda nos anos 1940. Em 1969, mãe e filho decidiram fazer sociedade para fundar a Livraria Cultura, que primeiro se estabeleceu em lojas menores em São Paulo até chegar ao Conjunto Nacional.

As primeiras funções de Herz no mercado diziam respeito à negociação com editoras como Cultrix, Perspectiva, Zahar e Brasiliense, e depois ele também passou a importar livros para vender na loja.

Pedro Herz assumiu a Livraria Cultura em 2001, com a morte de Eva, e iniciou o período de maior expansão da rede: a Cultura chegou a ter 18 lojas pelo Brasil, comprou a operação brasileira da Fnac e a Estante Virtual, recebeu prêmios de reconhecimento de marca e arquitetura e chegou a ser eternizada em uma crônica de José Saramago. Em 2010, Pedro Herz recebeu a Ordem do Ipiranga, a maior honraria do Estado de São Paulo. Desde 2007 dividindo as funções de administração com os filhos, ele se afastou do dia a dia da gestão da Livraria em 2011, quando Sergio Herz já tinha o cargo de CEO da empresa. Na época, Pedro ainda liderava um conselho de administração da Livraria.

Em 2015, Pedro Herz passou a apresentar um bate-papo com autores, editores e ilustradores, no programa de televisão Arte 1 com texto. Anos depois, o programa migrou para o canal do Youtube da Livraria Cultura, com o nome Sala de Visita.

Em 2017, Pedro Herz lançou um livro de memórias, O livreiro (Planeta), em que conta a história da família e casos da Livraria, de perseguições sofridas na ditadura militar e também lançamentos curiosos, como de Vinicius de Moraes.

A Livraria Cultura atravessa uma crise severa desde 2018, quando entrou com um pedido de recuperação judicial. Atualmente, a empresa aguarda o julgamento de recursos no STJ que devem definir a situação sobre sua falência.

Em fevereiro, uma decisão do Tribunal negou um recurso da Livraria e autorizou a continuidade de uma ordem de despejo sobre o imóvel no Conjunto Nacional.

Veja nota da Livraria Cultura:

"É com profundo pesar que a família Herz comunica o falecimento do renomado livreiro Pedro Herz aos 83 anos, na madrugada de hoje 19/03/2024.

Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além.

Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou.

Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências.

Velório será no Cemitério Israelita do Butantã, 20/03/24 a partir das 10hs, enterro às 12h".

Texto, imagem e vídeo reproduzidos do site: www publishnews com br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário